sábado, 18 de junho de 2011

Plano D: Treze Tílias/SC

Dreizehnlinden, em alemão, é conhecida como o Tirol Brasileiro. Treze Tílias foi fundada em 13 de outubro de 1933, por imigrantes da região do Tirol (principalmente do Tirol Austríaco, mas também do Tirol Italiano), que fugiam da grave crise econômica na Europa. Devido à I Guerra Mundial, a economia austríaca estava abalada e o então ministro da agricultura da Áustria, Andreas Thater, resolveu imigrar para o Brasil acompanhado de algumas famílias de imigrantes austríacos do Tirol e demais regiões austríacas, em busca de melhores condições de vida. Chegaram ao centro do estado de Santa Catarina, onde encontraram um clima temperado, semelhante ao clima europeu, e terras férteis, propícias para a fundação de uma colônia organizada.



O idioma alemão, língua oficial da Áustria, é ainda utilizado com frequência entre os habitantes do município, além do português. O dialeto alemão do Tirol é preservado, assim como o dialeto alemão do Vorarlberg. Nas áreas de colonização italiana do município, os dialetos vêneto e bergamasco são ainda preservados pelas famílias e entre muitos descendentes de alemães, é preservado o dialeto hunsrückisch.



A cultura tirolesa é preservada no dialeto, na arquitetura típica alpina da cidade (sacadas, floreiras, esculturas), na culinária típica e nos grupos folclóricos de dança e canto que animam as festas do município. Tradições e costumes são preservados nas famílias e despertam o interesse de visitantes brasileiros e europeus. Treze Tílias preserva com orgulho suas raízes culturais, reforçando, assim, o elo de amizade entre a nação brasileira (das novas gerações) e a nação austríaca (origem dos fundadores da cidade).


Prefeitura Municipal de Treze Tílias


Museu do Fundador, Andreas Thaler

Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Praça Andreas Thaler

Mariana Thaler - escultora

Praça Andreas Thaler

A cidade é conhecida por seus escultores e esculturas em madeira, na grande maioria arte sacra.

Campanário: característica da arquitetura alpina, significa a vontade do austríaco em levantar cedo e trabalhar.

Ernest Thaler, filho de Andreas, veio da Áustria com 5 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário