domingo, 12 de fevereiro de 2012

Empanadas




É impossível a gente ir à Argentina ou ao Chile e não comer empanadas, aqueles pasteis assados ou fritos maravilhosamente temperados. Segundo a Wikipedia, as empanadas


Consistem em pastéis de carne, tipicamente assados, mas que também podem ser fritos e, que são, em geral, bastante picantes, temperados com pimenta-de-caiena ou malagueta de piri-piri. Os recheios variam mas os mais comuns são de carne de boi, de frango ou ainda de milho (humita) e de queijo com cebola. Também é característica da empanada um alto teor de gordura, que faz com que o recheio seja bastante úmido. Nas empanadas de carne de boi (as mais típicas), é comum que o recheio consista de carne cortada em pedacinhos bem pequenos (mas não moída), batatas em cubinhos, cebolas, azeitonas e passas de uva, tudo isso embebido em uma generosa quantidade de manteiga. É uma comida típica de bar, sendo servida no contexto de uma refeição rápida, um lanche ou, quando degustada em restaurantes, como entrada. A Argentina também possui muitas carnes variadas de porco e até javali.

No Chile, no dia em que fomos passear em Valparaíso, nosso almoço foi empanadas de um lugar muito tradicional de lá: o Empanadas Famosas. Não é à toa que tem esse nome. Vale muito a pena prová-las. E o almoço foi dentro do carro, na beira do porto.









Nenhum comentário:

Postar um comentário