quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sacsayhuamán - Cusco

By Vanessa Kindel

Trata-se um complexo murado na periferia norte da cidade de Cusco, Peru, a antiga capital do Império Inca . O forte é construído com grandes pedras polidas, cuidadosamente encaixadas, sem o uso de qualquer argamassa, uma das características da arquitetura inca.





 O parque está a uma altitude de 3.701 m acima do nível do mar. Foi adicionado à Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983. Algumas dessas pedras pesam mais de cem toneladas e foram milimetricamente acomodadas. 


Segundo alguns escritores, Sacsayhuamán representa a cabeça do Puma, sendo que o centro antigo de Cusco o restante do corpo.


A zona mais conhecida de Sacsayhuaman inclui a grande praça e suas três paredes adjacentes. As pedras usadas na construção desses terraços estão entre os maiores utilizado em qualquer edifício em pré-hispânico da América e exibem uma precisão de adaptação que é incomparável nas Américas. As pedras são tão unidas que uma única folha de papel não vai caber entre muitas das pedras. Esta precisão, combinada com os cantos arredondados dos blocos, a variedade de suas formas plenamente entrelaçadas, e a forma como as partes se inclinam para dentro é que garantiram a sobrevivência da fortaleza em diversos terremotos ocorridos na região. A mais longa das três paredes é de cerca de 400 metros. Eles são de cerca de 6 metros de altura. O volume estimado de pedra é mais de 6.000 metros cúbicos. As estimativas para o peso da maior calcário bloco variar de 128 toneladas a quase 200 toneladas.


Como essas pedras foram levadas até o alto do morro? Esta pergunta é uma das muitas ainda sem resposta sobre a cultura inca. 


Atualmente, os peruanos comemoram ai a Inti Raymi, a festa anual do Inca no solstício de inverno, que ocorre em 24 de junho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário