sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Você nunca pensou em viajar? Não acredito!


Viajar é, para mim, a melhor forma de você investir o seu dinheiro. Além de conhecer lugares novos, você aprende a se virar por conta (ou quase). 

Você pode viajar em grupo, com tudo organizado por uma operadora de turismo. Você só tem que ficar pronto no horário e curtir os passeios (que te oferecem). Você terá a companhia de um guia e qualquer dificuldade pedirá ajuda a ele.

Você pode viajar sozinho ou com amigo, namorado, marido, etc. Pode comprar um roteiro pronto e segui-lo. Ou pode comprar as passagens e se virar por sua conta (aqui a chance de você ter experiências únicas são enormes). 

Tem viagem para todos os gostos. Tem viagem para todos os bolsos. 
Ah, e tem os vários saites de compras coletivas, que tem ajudado muito nisso.

Tenho dito, e essa observação eu já faço há algum tempo, que está muito caro viajar no Brasil. Atualmente, é a hora de se investir em viagens ao exterior. Os preços estão atrativos e as condições de pagamento, também. Aí você me pergunta: mas e o dinheiro que tenho que levar? Bom, se você quiser fazer todas as refeições em restaurantes 5 estrelas, você vai ter que se preparar financeiramente, sim. Mas você pode passar alguns dias comendo de uma forma mais simples - digo, saboreando a comida de rua, ou sanduíche, ou pizza, etc. Em toda e qualquer cidade que você for vai ter um mercado, vai ter uma feira de rua. Aproveite e se entregue aos sabores locais. Faz parte dessa experiência. Eu, por exemplo, não sou fã de frutos do mar, mas no Peru, em pleno mercado público, comi Conchitas de Abanico, que para nós se chama Vieira. Se gostei? Não achei ruim e comeria de novo. Mas o fato de experimentar um sabor diferente me incentivou a prová-la.

E a comunicação? Bem, essa sempre foi uma das minhas preocupações (e por isso estudo idiomas há anos - sou fluente em espanhol, falo bem francês e agora estou me dedicando ao inglês - aliás, precisando ir para um lugar que eu me obrigue a me comunicar nesta língua, sem que o espanhol fale mais alto!). Mas já percebi que a comunicação existe ainda que por gestos. Não precisa haver uma troca formal de perguntas e respostas. Basta a boa vontade de ambos os lados. Se o seu destino é turístico, sempre vai ter alguém que vai ajudar. A preocupação (?) talvez surja se você for visitar um vila no interior do interior da Índia ou do Japão ou da Rússia ou da Mongólia... Mas de resto, é muito tranquilo.

Quanto a hoteis, hoje a oferta é enorme. Eu não exijo hoteis luxuosos, até porque é no hotel onde eu menos vou ficar. Para mim basta que seja limpo, tenha uma boa cama e um bom chuveiro, calefação adequada e que seja bem, mas muito bem localizado. De resto, nada me faz falta. As opções mais em conta são albergues e hostels, que estão espalhados pelo mundo todo. E você não precisa ser jovem ou andar de mochila nas costas para neles se hospedar.

Ultimamente tenho optado por alugar apartamento nos destinos onde fico mais do que 3 noites. Uma porque é mais barato; outra porque você pode preparar seu café da manhã e seu jantar em casa, economizando muito. Também porque se fica mais à vontade. Uso muito o Airbnb e o HomeAway. Sempre tudo certo!

Viajar é uma experiência em todos os sentidos. Ao invés de gastar com roupas novas, gadgets eletrônicos de última geração ou, sei lá, festas, economize e vá viajar. Sempre você voltará com uma boa história para contar e muitas risadas para dar.

E a internet é a sua grande aliada para isso. Hoje em dia, existem muitos saites e blogues especializados em informações de viagem. Basta que você tenha tempo e paciência para sentar, pesquisar e ler. Também, tem aquele guia especializado no seu destino que você pode levar na bolsa. Ah, é caro? No seu hotel você terá todas as informações de que necessitar. E de uma forma gratuita.

Bon voyage pour vous!





Nenhum comentário:

Postar um comentário