domingo, 6 de janeiro de 2013

Brasília: muito mais que a capital política do Brasil




Brasília é uma cidade planejada, pensada, construída no coração no cerrado do Brasil. O objetivo era levar a capital para o interior para que houvesse igual desenvolvimento ao do litoral.

O plano piloto possui, sabe-se, o formato de um avião. E desta vez eu estava sentada no lado certo do avião e pude observar do alto tão interessante obra de Lúcio Costa. 


O Lago Paranoá também foi construído. O objetivo equilibrar a umidade do ar, já que se trata de uma região muito seca. E ele é enorme, além de banhar grande parte da nossa capital.

Mas Brasília não é só arquitetura, engenharia e urbanismo. Brasília é a capital da cultura e da gastronomia. Todas as regiões do Brasil estão ali representadas.

Como da outra vez, fui mais uma vez surpreendida. Nesta gelateria, encontramos sorvetes feitos com produtos do cerrado. Eu, por exemplo, escolhi a castanha de baru e o já conhecido cajá, de que sou fã. Prometemos voltar todos os dias para que pudéssemos provar outros sabores. Ficou na vontade.





Fomos ao Mangai, um restaurante de comida sertaneja, à beira do Lago. Nós já conhecíamos o de Natal. Mas este surpreendeu. No cardápio, além de clássicos da cozinha internacional, muita comida sertaneja, como escondidinho de carne seca, baião de dois, feijão verde, e outras delícias daquela região.




Essa delícia aí de cima se chama cartola. E é delicioso. A decoração é típica nordestina. Uma graça.



Mas outra ótima surpresa estava por vir. Fomos a um rodízio de crepes. Sim, r-o-d-í-z-i-o-d-e-c-r-e-p-e-s. Você escolhe os sabores que deseja dentre todos os do cardápio. Quando chega um, você já pede o outro. E assim vai até você não aguentar mais. É o Crèpe Royale, ali na Asa Sul.




E o bolo de rolo, então? Adoro. Ok. É típico do nordeste, mas você encontra fácil para comprar.



Além da gastronomia, Brasília me encantou mais uma vez no setor cultural. Muitos eventos acontecendo por lá. Poderia ter ido no show da Marisa Monte, mas optamos por ir ao Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Brasília, que estava acontecendo no Teatro Nacional. E era de graça.

Por isso eu digo que Brasília é muito mais do que a capital política do Brasil. É onde brasileiro de todos os cantos se encontram, comem, cantam e dançam. O verdadeiro congraçamento do Brasil. E o que é melhor: 24h por dia.

Vale a pena a visita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário