domingo, 6 de janeiro de 2013

Roteiro Cívico em Brasília - Parte 2


Não tem como ir a Brasília e não visitar a Praça dos Três Poderes. De longe se enxerga a Bandeira do Brasil no alto de seu mastro. Ao lado, a Pira da Pátria, que foi projetada por Oscar Niemeyer. Foi construída em concreto e revestida por mármore branco. Possui 12 metros de altura. No topo do monumento, uma tocha fica acesa 24 horas por dia. Há degraus que dão acesso ao topo.



Ao lado, vê-se o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. Mais ao lado, o pombal. Ambos foram projetados por Oscar Niemeyer.




O Panteão tem o formato de uma pomba e é um memorial fúnebre erguido para homenagear um grupo de pessoas cujos restos mortais estão em outro local ou estão em local desconhecido. Seu intuito é homenagear todos aqueles que se destacaram em prol da pátria brasileira.Sua concepção se deu durante a comoção nacional causada pela morte de Tancredo Neves, o primeiro presidente brasileiro eleito democraticamente – ainda que indiretamente – após vinte anos de regime militar, em 1984.

Possui três pavimentos, somando área total construída de 2 105 m². Sua pedra fundamental foi lançada pelo presidente da França, François Mitterrand, em 15 de outubro de 1985.

Os nomes dos homenageados constam no "Livro de Aço", também chamado "Livro dos Heróis da Pátria", que lhes confere o status de "herói nacional". O tomo se encontra no terceiro pavimento, entre o Painel da inconfidência, escultura em homenagem aos mártires do levante mineiro oitocentista e o vitral de Marianne Peretti. Toda vez que um novo nome é gravado em suas laudas de metal juntamente com sua respectiva biografia, uma cerimônia in memoriam ao homenageado é realizada.




Mural da Liberdade, do artista plástico Athos Bulcão.


Vitral de autoria de Marianne Peretti 


Na Praça dos Três Poderes encontram-se, ainda, o Supremo Tribunal Federal, sede do Poder Judiciário. Há a possibilidade de se realizar visitas guiadas, mas não tivemos tempo desta vez. Mais um motivo para voltar.



O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo do Brasil. É revestido de mármore branco e da fachada principal, voltada para a Praça dos Três Poderes, são visíveis apenas quatro andares, embora a edificação possua subsolos e anexos administrativos.

As visitas guiadas são realizadas aos domingos. Como nosso voo era no domingo pela manhã, não pudemos visitá-lo, também. Como já dito, motivo para voltar.


Na frente do Palácio do Planalto encontramos este monumento, construído para homenagear aqueles que construíram Brasília. Chama-se de Monumento ao Candango, escultura de Bruno Giorgi, de 1959, em bronze, com 8 metros de altura e considerada um dos símbolos da cidade.


E assim se vê a Praça dos Três Poderes de cima da Pira da Pátria.  Vê-se o Congresso Nacional ladeado pelas Palmeiras Imperiais e, ao fundo em ambos os lados, a esplanada dos Ministérios. O prédio amarronzado à esquerda é o anexo do Congresso. Sim, eu sei que não falei do Congresso Nacional, a sede do Poder Legislativo. Mas isso é assunto para outro post, pois fizemos a visita guiada.


 Eu não to dizendo que Brasília merece a tua atenção? Não deixa de visitar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário