sábado, 20 de abril de 2013

Assis


Eu precisava ir a Assis. Coincidentemente, ou não, meu primeiro dia de trabalho no serviço público se deu no dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis (a posse foi no dia anterior). A minha primeira comarca foi... São Francisco de Assis, uma pequena, mas muito hospitaleira cidade no interior do pampa gaúcho. Quando visitei Maceió, fui até a foz do Rio São Francisco, o Velho Chico.



Assis, como o próprio nome já diz, é a cidade de nascimento de São Francisco de Assis, fundador da Ordem dos Franciscanos (1208). Aqui também nasceu Santa Clara de Assis, fundadora da Ordem das Clarissas.


A Basílica de São Francisco de Assis é Patrimônio Mundial segundo a UNESCO. São duas basílicas: a superior (foto acima) e a inferior. Esta tem afrescos de Cimabue e a superior do seu discípulo Giotto que retratam cenas da vida do santo.


Saímos de Roma, da Estação Termini, e uma hora e pouco depois chegávamos a Assis. Na estação, compramos o ticket para o ônibus para chegarmos no topo do morro, onde está a Igreja e a cidade propriamente dita. A cidadela é lindinha, típica italiana, superagradável para se caminhar.

São Francisco de Assis está por toda a parte. Ele e seus protegidos. Aqui eu comprei uma boneca de pano para a Valen. Era uma das encomendas. Ela amou.




A gente viu muitas confeitarias e, em uma delas, compramos essas delícias aí da foto. Em especial, recomendo o pão de São Francisco de Assis. Em uma outra lojinha, compramos aquelas bolachinhas redondinhas, que são de laranja cobertas com uma espécie de noz laminada. Simplesmente deliciosas.



Agora, pasmem: aqui nós comemos a pior massa da Itália (e do mundo)! Como já era tarde e baixa temporada, custamos a achar um lugar legal para comer. Até que encontramos um bistrô que foi unanimidade. Entramos e sentamos, pois era bem decoradinho. Quando veio o pedido... era de chorar... a massa era congelada, aquecida no microondas... Impensável acontecer isso em plena Itália, não é? Mas aconteceu...



Nenhum comentário:

Postar um comentário