sexta-feira, 19 de abril de 2013

Roma em dois dias. Pouco? Sim, muito pouco.



Roma é uma cidade espetacular. E tem muito para se ver. Infelizmente, na nossa programação, tínhamos apenas dois dias, sendo que a metade de um era para o Vaticano.

Roma é a capital da Itália e uma das cidades mais importantes na história do mundo, pois foi a capital de um imenso império em volta do Mar Mediterrâneo. A cidade respira história. Para todo o lado que se olha tem patrimônio preservado.

Após o Ângelus, saímos do Vaticano meio sem rumo, a caminhar por Roma e a procurar um lugar interessante para almoçarmos. 

Seguimos o Passeto, uma passarela que, dizem, sai dos aposentos do Papa e termina no Castel de Sant'Ângelo. Se você assistiu Anjos e Demônios, filmado com base no livro homônimo do Dan Brown, vai saber do que estou falando.



A gente não visitou por dentro em razão do avançado da hora. Também porque resolvemos andar para aproveitar a cidade e porque queríamos ir ver o por-do-sol na Praça Espanha, que haviam me dito é lindo! 

Atravessamos o Rio Tibre e seguimos por vielas até chegarmos na Piazza Navona e seus chafarizes lindos.



Netuno

Fontana Dei 4 Fiumi

Depois, passamos pelo Panteão...




... e chegamos na Fontana di Trevi, que é linda demais. Ela tem 26m de altura e cerca de 20 de largura. Ali, jogamos a nossa moedinha e descobrimos o melhor gelato de Roma.



Terminamos o dia na Praça de Espanha, como previsto, mas perdemos por detalhes o por-do-sol. Aliás, aqui acontece a cena final do filme Para Roma com Amor, de Woody Allen.


No dia seguinte, o tempo não ajudou. Estava chovendo e, seguramente, foi o dia mais gelado de toda a viagem. Mesmo assim, fomos cumprir o objetivo do dia: Coliseu e o Foro Romano.


O Coliseu foi construído na Roma Antiga e tem seu nome inspirado na palavra Colosseum, em razão da gigantesca estátua do Imperador Nero que havia nas proximidades. Este anfiteatro abrigava cerca de 50.000 pessoas e era usado para diversos espetáculos.


É, sem sombra de dúvidas, o maior símbolo do Império Romano. Em julho de 2007, foi eleito como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.


Chegamos cedo e fizemos um tour em espanhol, que durou cerca de 40 minutos. Recomendo.

Depois, fomos para o Fórum Romano, passando pelo Arco de Constantino.


Ingressos na mão, chuva caindo, mas não desistimos. Como sou da área jurídica, sempre imaginei que eu ia ver um fórum, um espaço referente à Justiça. Mas acabei descobrindo que fórum significava praça, espaço público onde ficavam os prédios públicos mais importantes. Era o principal centro comercial de Roma.



Stadium di Domiziano

Arco de Tito

visão geral

Templo de Antonio e Faustina

Templo de Saturno


Encharcados, resolvemos sair por trás do Monumento a Vitorio Emanuele. De lá seguimos até a Fontana di Trevi para almoçarmos e repetirmos a dose do gelato. Depois, infelizmente, retornamos ao hotel. A chuva assim determinou...


No domingo, este foi o nosso roteiro, a partir do Vaticano:


Sem frescura, andamos de ônibus urbano e metrô. E caminhamos muito. Um detalhe importante para quem anda de ônibus é que o ticket deve ser validado em uma máquina que fica dentro do veículo. Caso a fiscalização chegue e o ticket não esteja validado, é multa na certa.

Claro que deixamos de conhecer diversos lugares, não fomos a nenhum museu, mas curtimos a caminhada sem rumo em Roma. Respiramos a história que as ruas exalam. E não há como se sentir indiferente pisando onde a história do mundo aconteceu.

Se vale a visita? Claro que vale! Se eu voltarei? Com certeza!

Ciao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário