domingo, 30 de março de 2014

Blogagem Coletiva: Museus


Este post integra a Blogagem Coletiva sobre os museus preferidos, criado pela RBBV, de que faço parte. Através da hashtag #MuseumWeek nas redes sociais você terá acesso a muitas informações sobre museus do mundo inteiro, vez que nesta semana houve uma manifestação mundial para divulgá-los. Então, conto um pouco sobre alguns dos diversos museus que já visitei, pois gosto de todos um pouco. Claro que muitos outros ficaram de fora. Coisa para uma segunda blogagem coletiva.


Sou rato de museu! Em todos os lugares que vou procuro um museu para visitar, pode ser bem pequeno e simples, mas se houver um, nele irei. E tenho buscado ensinar minha filha a se interessar por isso, pois sempre há algo para se aprender em um museu.

Claro que por enquanto, quando estou em viagem com ela, busco museus que possam lhe atrair a atenção. E ela já me pergunta se na viagem tem algum museu no roteiro.



Em Pedras Altas, num recôndito gaúcho, há um museu em um castelo de verdade. Ali viveu Assis Brasil, importante figura política da nossa história. Escrevi sobre ele aqui. Infelizmente não sei se ainda hoje é possível visitá-lo, pois até onde sei há uma disputa familiar pelo local e por sua administração.


Em Pelotas, outra cidade aqui do RS, há o Museu da Baronesa, que conta a história da família de Leopoldo Antunes Maciel, 2º Barão de Luis, título conferido a este político por Dom Pedro II. Os móveis são originais, há azulejaria portuguesa e exposições temporárias. Escrevi aqui sobre ele.



Em outro recanto gaúcho, agora na região Noroeste, há um museu de pedras semipreciosas do mundo inteiro. Além de conhecer sobre diversos minerais, visita-se uma mina desativada, em que se aprende sobre a extração de ametista, aquela pedra lilás, muito usada em enfeites e bijuterias. Conto mais aqui.


Há museus voltados ao público infantil. Indico o MIM - Museu Interactivo Mirador, em Santiago do Chile, o Museu de Ciências de Buenos Aires e o Museu da PUC, em Porto Alegre (este ainda sem post no blogue - :( -, mas o saite está aqui para você visitar). Em todos estes é  proibido NÃO tocar e aprender com as experiências propostas.

Em Buenos Aires há um outro museu que imita uma cidade. Aqui só se entra acompanhando uma criança e serve para ela entender como a vida funciona. É o Museo de Los Niños, que conto aqui.



É óbvio que não posso deixar de falar do Louvre e dos museus de Florença que visitei, a Galeria Uffizzi e o Museu da Academia, onde está o magnífico David, de Michelângelo. Conto sobre estas visitas aqui, aqui e aqui.



Mas um museu me surpreendeu, e muito, aqui no Brasil. Na verdade, dois. O primeiro, o Museu Imperial, em Petrópolis/RJ e o Museu da República, no Rio de Janeiro. Em ambos a nossa história encontra-se muito bem retratada e merecem uma visita com tempo.

Isso que não contei do MALBA, onde está a nossa Abaporu, do Museu de Belas Artes de Buenos Aires, do Museu de Belas Artes de Santiago, da Casa do Pablo Neruda, d'A Encantada, de Santos Dumont... Mas se você procurar ali do lado direito, encontrará mais posts com esta temática.

Outros participantes desta blogagem coletiva:

- Deb - Segredos de Londres - Tate Modern, Londres 

- Cristina Rosa - Sol de Barcelona - Museu de história de Barcelona 

- Cynara Vianna - Cantinho de Ná 

- Claudia Rodrigues - Felipe, o pequeno viajante - Museu Botero, Bogotá, Colômbia 

- Debora Godoy Segnini - Gosto e Pronto - MASP -

- Renata Rocha Inforzato - Direto de Paris

- Carol Pascal - Guia London & Kids

- Carmem Lúcia - O que vi do mundo (Museu Carnavalet)

- Barbara Bueno - Brasil na Itália 

- Cyntia Campos - A Fragata Surprise

- Pedro Richardson - Viaje com Pedro (Museum of Broken Relationships)

- Deyse Oliveira Ribeiro - Passeios Na Toscana

- Debora Garcia - Revista de Viagem

- Marcelo e Myriam Siquara - Já fomos - Museu de História Natural de Washington D.C.

- Carina Iani - Museum of Anthropology - Vancouver BC

- Luana Prazeires - Luana Prazeires 

- Thiago Cesar Busarello - Vida de Turista

Nenhum comentário:

Postar um comentário