quinta-feira, 29 de maio de 2014

Plágio não é legal


Essa é uma campanha para comemorar o segundo aniversário da Associação Brasileira de Blogs de Viagem. O objetivo é chamar a atenção para a proteção que todo e qualquer conteúdo postado em blogues tem quanto ao direito autoral. E isso independe se o blogue tem finalidade comercial ou não.

Para ser aprovado pela ABBV tem-se que produzir conteúdo próprio e não se apropriar indevidamente de textos ou fotos de outros blogues ou saites. Não é porque estão na web ou no Google imagens que são totalmente públicas e livres para o uso.

Sempre que se cita um texto já escrito por alguém ou uma foto de autoria de terceiros há que se pedir a prévia autorização do proprietário do texto ou foto. Ou, no mínimo, ser honesto e citar a autoria para se respeitar a propriedade. 

Aqui no Do RS... essas regras são atendidas. E você, costuma a respeitar essa premissa no seu dia a dia (não falo só de blogues, falo de trabalhos escolares, de finalização de curso, de artigos, etc.)?

Os direitos autorais são regulados pela Lei nº 9610/98. Passa lá e confere quais são os direitos do blogueiro e do usuário.

Até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário