domingo, 30 de outubro de 2016

Museu Histórico de Santa Catarina - Florianópolis/SC


O Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) está localizado no Palácio Cruz e Souza, na Praça XV de Novembro, 227, Centro, em Florianópolis/SC, bem pertinho da Igreja. O prédio foi tombado como patrimônio histórico estadual em 26 de janeiro de 1984, constituindo-se num importante prédio de arquitetura eclética do final do século XIX.

Nas pratibandas, estátuas inspiradas na mitologia greco-romana adornam a fachada. Internamente, as escadarias são de mármore de Carrara, as claraboias de ferro, os pisos de marchetaria, os tetos das salas são de estuque e as paredes são pintadas com texturas da época. Mas os vitrais é o que encanta os visitantes, especialmente o da sala de jantar.


 

 Para se visitar o museu, é imprescindível o uso de pantufas, tal como o Museu Imperial de Petrópolis, para preservar o trabalho belíssimo de marchetaria existente no piso.



A primeira lâmpada residencial usada em Florianópolis também está exposta no Museu e data de 1910. O desenvolvimento sempre foi um forte objetivo do Estado.




João da Cruz e Souza é um importante poeta catarinense, filho de escravos alforriados. Em 1885, publicou seu primeiro livro, chamado "Tropos e Fantasias". Faleceu vítima de tuberculose ainda muito jovem. Seus restos mortais repousam no Museu, atualmente.


O museu é fechado às segundas-feiras. O ingresso custa R$ 5,00 (preço de abril de 2016).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário