sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Projeto Tamar - Florianópolis/SC



Conheci o Projeto Tamar quando estive em Fernando de Noronha pela primeira vez e lá assisti a todas as palestras que aconteceram naquele período. Amei tanto o projeto que até adotei uma tartaruga, na época.

Para minha surpresa, descobri que existe um Tamar aqui bem pertinho, na praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis/SC. E lá fomos nós aprender um pouco mais sobre as tartarugas marinhas, de pente, gigante, cabeçuda e verde.


 O valor do ingresso não é caro (cerca de R$12,00 o adulto - preço de abril de 2016), se considerarmos a importância do trabalho realizado por eles na conscientização das pessoas e na proteção da tartaruga marinha.







Nos tanques existentes, é possível se observar as diferentes espécies de tartarugas. Uma guia vai explicando curiosidades sobre todas elas e mostrando as diferenças. Os pesquisadores trabalham, ainda, diretamente com a conscientização dos pescadores e dos moradores acerca da importância da preservação da espécie.






Tem sala de projeção, tem cantinho para os pequenos pintarem e depois deixarem seus trabalhos expostos, tem área aberta para shows e apresentações. Os banheiros são limpos e, no final do trajeto, tem a lojinha, cuja renda é totalmente revertida para o Projeto. "Bora" ajudar?
 



 




O conteúdo do vidro acima foi retirado de estômagos e cascos de tartarugas. Quanto lixo não degradável chega ao mar, não é mesmo? Está na hora de o homem se conscientizar acerca da poluição que produz com o consumo exacerbado...
 


 

Vimos um ninho e conhecemos ovos e filhotes que não chegaram à fase seguinte. Aliás, você sabia que são poucas as tartarugas que chegam à fase adulta e se reproduzem? Você sabia que ela sempre volta ao local em que nasceu para por seus ovos? Você sabia que é o tamanho da cauda que distingue o macho da fêmea e que só com 15 anos isso é possível? Você sabia que o sexo é definido pela temperatura na areia que envolve o ovo no ninho? Pois é... aprendemos isso e muito mais lá!








A gente amou a experiência. E ainda no final da tarde iam soltar tartarugas no mar, mas não tínhamos como ficar... Foi uma pena, pois seria uma experiência e tanto ver aqueles seres minúsculos começar a sua caminhada rumo ao mar!



E aí? Você vem ou não vem me visitar? O endereço é:


Rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa.
Telefax: (48) 3236-2015
E-mail: tamarsul@tamar.org.br
Aberto todos os dias, incluindo feriados.
De 22/02 a 20/12 - das 9:30h às 17:30h.



Muito legal, não é mesmo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário