domingo, 21 de maio de 2017

Porto - Portugal


Chegando em Lisboa no voo da KLM
Quando pensei nessa viagem, pensei em ir até Porto e de lá, de carro, ir a Santiago de Compostela, na Espanha. Pensei em visitar Guimarães, Braga e Aveiro e desbravar Porto. Quando o stopover em Amsterdã aconteceu (contei aqui), defini que ficaria em Porto apenas dois dias, o suficiente, pelo que havia lido, para conhecer o básico da cidade.

O voo saiu de Amsterdã e pousou em Lisboa no horário previsto. Do Aeroporto Portela, pegamos um taxi para a Estação Oriente, de onde parte o comboio para Porto. Compramos as passagens para o das 17h09min e pagamos 30,30 euros para cada uma de nós (estava com a minha irmã).


Apesar de na passagem falar em Campanhã, a principal estação de comboios de Porto, fomos com o mesmo bilhete até a Estação São Bento, que era perto do nosso apartamento. Trocamos de trem e de plataforma. Ao total, foram 3h de viagem.


A Estação São Bento é linda, cheia de azulejos tradicionais. É limpa e organizada.


Dali consegui contato com a pessoa que nos aguardava para nos entregar a chave do nosso apartamento, que ficava ali perto. Vou falar sobre ele no próximo post.

Porto originou-se de um povoado celta, na época pré-romana. Com o domínio romano, passou a se chamar Portus Cale, dando origem ao nome de Portugal.

Tornou-se mundialmente conhecida pela produção do Vinho do Porto, estilo licoroso, degustado ao final das refeições por ser considerado bastante digestivo. Em Porto, você pode degustá-lo frequentemente, especialmente após se deliciar com um bom bacalhau ou a típica francesinha, uma espécie de sanduíche.


O centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1996. Porto também é conhecida pela sua Universidade pública, classificada entre as 200 melhores do mundo e entre as 100 melhores da Europa.

Para os amantes do futebol, o time do Porto (Futebol Clube Porto) está entre os melhores do país. Visitei a loja, que fica no Centro Histórico.



Nos próximos posts, vou contar um pouquinho do que fizemos por lá. Só posso adiantar que foram dois longos dias caminhando por seu centro histórico.

Até lá!













Nenhum comentário:

Postar um comentário