sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Torres/RS e o Festival do Balonismo

Parque da Guarita - Torres

Torres é a última (ou a primeira) das praias do Litoral Norte gaúcho. É, sem sombra de dúvidas, a praia mais bonita que temos e se estende por 23km. Possui uma boa estrutura urbana, que acolhe cerca de 30 mil moradores durante o ano. No verão, esse número se multiplica diversas vezes, especialmente no Réveillon (na beira da Praia da Grande) e no carnaval.

Das praias urbanas, a Praia Grande, a da Cal, da Guarita e a da Itapeva são as que atraem mais turistas. A praia da Guarita é a mais perigosa para banho em razão das pedras ali existentes, pois se localiza entre as falésias, as torres que dão nome à cidade. São três torres: o Morro das Furnas, o Morro da Guarita e um Pináculo isolado que integram a APA Parque da Guarita. A Prainha (entre a Praia Grande e o Morro do Farol) não é para banho, mas para curtir um bom chimarrão no final de tarde. Torrense vai para a Itapeva, para passar o dia, pois tem 6km de extensão.

Um passeio muito legal é ir de barco até a Ilha dos Lobos, outra área de preservação, onde existem muitos lobos e leões marinhos. Durante o inverno, é possível avistar-se baleias desde o alto do Morro do Farol.

A Lagoa do Violão é outra atração da cidade. Fica bem no centro e possui pedalinhos em forma de cisnes.
Lagoa do Violão e seus pedalinhos

Lagoa do Violão - Torres/RS

Mas o evento mais legal, pelo menos na minha sincera opinião, é o Festival de Balonismo, que acontece anualmente e reúne balconistas do Brasil e de diversos países. As provas começam logo que amanhece e, quando o vento permite, no meio da tarde. São diversas provas e, no Parque do Balonismo, tem feira e shows.

Quando eu morava lá, levantava muito cedo 'para correr balão'. A gente ia para o parque para ver o trajeto e ajudava a equipe no que fosse preciso. Depois, ia correndo para fazer o resgate. 

Lindo demais é ver o céu da cidade crivado de balões!



De noite, sempre tem o Night Glow. Numa das noites, em 2017, foi na Praia Grande e na outra no Parque.




Para 2018, o festival acontecerá entre os dias 27/04 a 01/05. Saiba mais aqui.

A cidade conta com uma excelente rede hoteleira e possui bons restaurantes. Indico o Restaurante da Lagoa, que fica na frente da Lagoa do Violão (da minha amiga Grazi) e os que ficam na beira do Rio Mampituba, já na fronteira com Santa Catarina.

O destino é ótimo para famílias. Crianças geralmente gostam de estar na beira da praia e de andar de pedalinho na Lagoa do Violão.

Se você, como eu, não suporta muvuca, vá em um final de semana ou feriadão. Aproveite para descansar! É possível se aproveitar a praia a partir de setembro e até meados de maio, via de regra.

Ah, para quem gosta de praticar esportes, na beira-mar há um excelente calçadão para uma boa corrida e caminhada. Não se esqueça de passar muito filtro solar! Bom passeio!



Nenhum comentário:

Postar um comentário